Menu Close

Liga BPI 2020/21 | Figura da Semana #7 – Ana Capeta

Quis o destino que a sétima jornada da Liga BPI tivesse um camisola sete como destaque. Absolutamente fulcral na vitória do Sporting CP frente ao SL Benfica por 0-3, Ana Capeta é merecedora da distinção de Figura da Semana.

A internacional portuguesa foi a escolha de Susana Cova para a posição mais adiantada no 4x3x3 leonino. No entanto, seria errado dizer que Ana Capeta foi a referência ofensiva das leoas, porque se há algo que Capeta não deu às defesas contrárias foi uma referência posicional. A constante mobilidade da número sete sportinguista, que não se prendeu à zona central e apareceu várias vezes pelos flancos, tornou-a um alvo difícil de ser marcado, dada a tal ausência de uma referência posicional para as defesas encarnadas terem em consideração.

O facto de não ser uma jogadora meramente de área também foi notório ao longo do encontro. Foram várias as ocasiões em que Capeta baixou no terreno para ser mais uma opção na construção de jogo leonina, jogando de costas para a baliza e servindo como apoio frontal para as interiores verde e brancas.

Outros aspetos a realçar são o ataque aos espaços, nomeadamente entre defesa central e defesa lateral, e o trabalho defensivo que Capeta desempenhou (e que valeu, por exemplo, a recuperação de bola que origina o lance do primeiro golo).

A exibição de Ana Capeta fica na retina de quem acompanhou mais uma jornada da Liga BPI. A atacante sportinguista esteve em bom nível, foi sempre uma ameaça para a defesa contrária e realizou uma exibição muito completa, premiada com dois golos em remates de meia distância.

Os highlights de Ana Capeta frente ao SL Benfica: