Menu Close

Lucas Gabriel – Irreverência à solta

Lucas Gabriel Souza Alves nasceu no Brasil a 1 de Agosto de 2001, mas cedo se mudou para Portugal. Iniciou o seu percurso no Lusitano de Évora, até chegar ao Benfica com apenas 11 anos. Seguiram-se passagens por vários clubes como Belenenses, Alcochetense, Vitória FC, Braga e Famalicão, terminando o seu processo de formação no Paços de Ferreira, onde apontou 3 golos em 18 jogos na I Divisão do Campeonato Nacional de Juniores. O extremo de 19 anos tem 1.82m, 72kg e joga preferencialmente com o pé direito.

Em 2020/2021 e na sua primeira época como sénior, rumou ao Clube Olímpico do Montijo, clube que milita na série G do Campeonato de Portugal. Atualmente, o nº10 contabiliza um total de 754 minutos em 14 jogos (9 como titular), com 1 golo apontado. Atua como extremo e, na equipa orientada por Rui Narciso, já jogou tanto no corredor direito como no corredor esquerdo, nos sistemas de 4x2x3x1 e 4x1x4x1, com rendimento semelhante em ambas as posições.

Como extremo direito, no sistema 4x2x3x1
Como extremo esquerdo, no sistema 4x1x4x1

Momento Ofensivo

Lucas Gabriel é um extremo que se destaca pela sua velocidade e capacidade de drible. Procura essencialmente jogar por zonas exteriores, sendo muito incisivo em ações de 1×1 e criando muitas situações de perigo para a baliza adversária. Tem uma relação com bola acima da média, não só através da receção e passe, mas também pela qualidade dos seus cruzamentos.

A capacidade de desequilíbrio que demonstra faz com que conquiste uma grande quantidade de faltas, que muitas das vezes valem cartões para os adversários. Tem uma boa perceção dos espaços e é agressivo no ataque à bola em zonas de finalização. É ainda capaz de ser solução para bolas longas, uma vez que tem uma boa impulsão e é agressivo nos duelos aéreos.

Momento Defensivo

Embora seja um jogador que se destaque pelo seu papel na manobra ofensiva da equipa, Lucas Gabriel é um jogador que também contribui para o processo defensivo. A dimensão física, marcada pela força e velocidade que possui, associada ao facto de ser um elemento muito disponível e solidário para o coletivo, fazem com que seja um jogador com capacidade de acompanhar os laterais adversários.

Revela um bom posicionamento defensivo, através da articulação com os colegas e de um entendimento correto dos timings de pressão. Com 1.82m, tem ainda elevada preponderância em disputas de jogo aéreo, nomeadamente em lances de bola parada.

Um destaque com margem de progressão

Lucas Gabriel tem sido um jogador em evidência na série G do Campeonato de Portugal. A quantidade de ocasiões que cria para a equipa do Olímpico do Montijo são um fator de destaque para um jogador que tem apenas 19 anos. O seu processo de formação foi feito de altos e baixos, mas o primeiro impacto no futebol sénior promete uma carreira interessante para o extremo. Demonstra claramente capacidade para ser um jogador que decide jogos e o acumular de minutos a nível sénior irá permitir que continue a sua evolução para ambicionar a chegada a patamares superiores.

Momentos da época 2020/2021


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.