Menu Close

Mais um (grande) passo rumo ao Europeu

Portugal conquistou esta noite uma vitória muito importante rumo ao Europeu 2022, onde bateu a seleção da Escócia por 1-0. A equipa escocesa era favorita no papel, contando com várias jogadoras a jogar em equipas da WSL, a liga inglesa, provavelmente a melhor liga do Mundo neste momento. A seleção portuguesa, orientada por Francisco Ramos, apresentou-se no seu esquema habitual, com um onze que não apresentou qualquer surpresa, variando entre o 4-3-3 sem bola e o 4-4-2 losango a atacar:

4-3-3 em momento defensivo
4-4-2 losango com bola, com Cláudia Neto a baixar como número 10

Portugal foi fiel ao seu ADN habitual: muito organizado defensivamente, pressionante nos corredores laterais e a tentar explorar o contra-ataque. Em termos defensivos a equipa portuguesa foi crescendo no jogo (exibições excelentes de Mónica Mendes e Carole Costa), mas na primeira parte, e apesar de ter tido a melhor oportunidade, nunca conseguiu encontrar o passe/momento certo para quebrar a defesa escocesa. Alguma falta de paciência em transição custou algumas oportunidades para contra-atacar a equipa escocesa, onde Diana Silva e Cláudia Neto estiveram muito sozinhas. Ainda assim, Portugal terminou a primeira parte de forma tranquila e por cima do jogo.

Pressão intensa de Portugal orientada para o corredor lateral
Um exemplo de uma das transições em que Portugal se conseguiu aproximar da área contrária, mas com poucas jogadoras a apoiar Cláudia Neto e Diana Silva.

Portugal voltou forte do intervalo, e teve o seu melhor período ofensivamente nos primeiros 15 minutos, onde conseguiu aproximar-se da área escocesa, teve vários cantos a favor e atacou de maneira mais organizada do que na primeira parte. Por volta dos 69 minutos, e num momento em que a Escócia parecia crescer, Portugal chegou mesmo ao golo decisivo, com Tatiana Pinto a encontrar Ana Borges com um passe de excelência, e a experiente atacante portuguesa a finalizar muito bem na cara da guarda-redes Alexander.

Com esta vitória, e com três jogos por jogar, Portugal encontra-se no segundo lugar do grupo E, igualado com a Finlândia e com quatro pontos de avanço para a Escócia, teórica candidata ao primeiro lugar. Já na próxima terça-feira a nossa seleção irá defrontar a Albânia, quarta classificada.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.