Menu Close

Metinho: um talento africano com toques de brasilidade

Abemly Meto Silu, conhecido como Metinho, é mais uma das grandes revelações do Fluminense FC e, mesmo sem sequer ter estreado pelo profissional do clube, já está negociado com o City Football Group. Nascido em 23 de abril de 2003 (17 anos) e natural de Matadi na República Democrática do Congo, o miúdo chegou ao Brasil com apenas 1 ano de idade com sua família após fugir da perseguição religiosa instaurada no país africano. Refugiado no Brasil, cresceu com admiração ao tricolor carioca e tem todo potencial para tornar-se mais uma das Crias de Xerém a ter sucesso no mundo do futebol. 

Momento Defensivo 

Sendo um jogador claramente privilegiado pelo lado físico, Metinho já desponta como uma figura notável nos processos defensivos. Aliando essa natureza a uma boa compreensão tática, o médio defensivo consegue ser um excelente marcador, tendo boa leitura das jogadas para coordenar o pressing, cobrir avanços dos outros jogadores e antecipar saídas em velocidade dos oponentes. Com boa técnica e timing nos desarmes, faz ótimo uso de suas pernas longas para levar vantagem nos duelos individuais, conseguindo também defender uma grande faixa de campo pela zona interna. 

Estando ainda em competições U-17 e U-20, está acostumado a atuar em uma dupla de médios, trabalhando bem de forma conjunta para compensar movimentos dos jogadores nos lados do campo e pressionar constantemente o portador da bola, além de manter a compactação da equipa protegendo a entrelinha de passes agressivos dos rivais. 

Momento Ofensivo 

Com bola destaca-se pela qualidade associativa especialmente na forma de domínios orientados, passes de rotura e visão de jogo privilegiada. Recebendo de costas ou de frente, consegue desvencilhar-se dos marcadores levando vantagens físicas, assim dando garantias de uma saída de bola e início de construção limpas e seguras. Com seus passes, conecta setores com facilidade, sendo o diretor ofensivo da equipa e auxiliando diretamente na instalação do conjunto em campo rival, sendo também o homem de segurança na base da jogada a ser acionado caso a circulação da posse esteja prejudicada. 

Ademais, sua mobilidade em campo e lucidez com bola ao pé acaba por ser objetivamente um dos pontos fortes do time, escapando de pressões e conseguindo ligar rapidamente os homens de frente, tanto por fora quanto por dentro. Apesar disso, há momentos onde ainda pode ser um pouco mais incisivo com bola, principalmente em giros e progressões verticais, afinal ficam claras suas valências técnicas para desestruturar as linhas de marcação por acções próprias em dribles e conduções. 

A caminho da França 

Com sua venda encaminhada ao grupo City, Metinho seguirá ao Troyes da França inicialmente por 5 milhões de euros (mais bônus adicionais) apenas em 2022. Enquanto isso, será integrado ao elenco profissional do Fluminense e poderá ainda sentir um pouco do gosto de atuar em solo brasileiro. Até lá, se desenvolverá com vários outros jovens que compõem o grupo atual do tricolor que é reconhecido por ter revelado vários craques e, mais recentemente, nomes como Evanílson (Porto), Marcos Paulo (Atlético de Madrid) e João Pedro (Watford).  



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.