Menu Close

Mohammed Daramy: o próximo diamante dinamarquês

O dinamarquês Mohammed Daramy é um dos novos grandes talentos do futebol nórdico. O jogador de 19 anos está vinculado ao FC Copenhaga e tem sido uma peça fundamental da equipa principal do clube, para a qual fez a transição em 2018/19, vindo da formação.

Daramy atua preferencialmente como extremo, mas pode passar pelas três posições do ataque: ala esquerda, ala direita e zona central. Ao centro pode funcionar como avançado mais móvel, mais perto do 9,5 do que propriamente do 9. No flanco, contudo, é onde mais e melhor joga, sendo que no clube joga mais vezes pela direita.

MOMENTO DEFENSIVO

Não é um jogador muito talhado para o momento defensivo. Tem pouca agressividade e a sua participação defensiva resume-se muito à pressão na primeira fase de construção do adversário, sendo que a sua participação no processo defensivo da equipa diminui consideravelmente assim que a primeira linha de pressão é superada pelo adversário. Não é o tipo de extremo que faça piscinas atrás do lateral contrário durante 90 minutos.

MOMENTO OFENSIVO

Mohammed Daramy é um jogador que gosta de receber a bola aberto no flanco para depois encarar o adversário e partir em busca do desequilíbrio. É um jogador com um drible muito apurado, com facilidade em bater adversários em progressão e que ataca bem os espaços. O movimento diagonal de fora para dentro na direção da baliza é algo que faz com relativa frequência para se colocar em zona de finalização. Tem facilidade em desequilibrar com espaço para jogar, o que faz dele um jogador talhado para equipas que apostem na transição. Apresenta potencial para crescer ao nível do jogo apoiado e menos vertiginoso, mas isso por agora ainda é o momento onde sente mais dificuldade.

CONCLUSÃO

Mohammed Daramy é um dos diamantes por lapidar nos escalões jovens da Dinamarca. Tem características que podem torná-lo num dos extremos de referência da sua geração, possuindo ainda a vantagem de poder jogar quer à esquerda, quer à direita e ainda no centro do ataque enquanto avançado mais móvel. Tem bom remate e muita facilidade em desequilibrar e deixar adversários para trás. Ainda há potencial para ser trabalhado e coisas a melhorar, mas é um jogador que, por exemplo, num contexto de liga portuguesa seria uma estrela e um jogador que não ficaria em Portugal por muitos anos. O futebol de vertigem, de velocidade e com espaço para se jogar será sempre o seu habitat e há potencial para poder fazer uma boa carreira a nível europeu, sendo que consigo ver Daramy a jogar na Bundesliga dentro de poucos anos, já que é um campeonato adequado às suas características.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.