Menu Close

Noa Lang – o jovem neerlandês que brilha na Bélgica

Noa Lang é um jovem extremo holandês que se estreou no futebol sénior pelo Ajax, mas que tem brilhado ao serviço do Club Brugge. No último mercado de transferências foi muito ligado a uma transferência para o Leeds United, algo que não chegou a acontecer. Ainda assim, continua a ser apontado a vários clubes do topo do futebol europeu, entre eles Arsenal e AC Milan.

Noa tem sido um dos principais destaques do campeonato belga no último ano e meio, fez uma prestação notável contra o Paris SG, tendo sido eleito “Man of the Match” e é um dos principais jogadores a manter debaixo de olho esta temporada.

Processo de Formação e Percurso no Futebol Sénior

Noa Lang tem um trajeto de formação pouco comum. O jovem extremo iniciou o seu trajeto no futebol no Feyenoord, clube da sua cidade. Depois moveu-se para o Nantes de França, chegou a estar um ano na Turquia a representar o Besiktas, até por fim voltar ao país natal para se juntar ao Ajax.

Durante a sua estadia no principal clube neerlandês, Noa foi sempre um dos principais destaques do escalão onde jogava e estreou-se pela equipa principal num jogo para a taça, quando tinha 19 anos.

Depois da sua estreia, foi sendo presença assídua no plantel A do Ajax, mas a má atitude e mau comportamento levaram-no a ser emprestado ao Twente e posteriormente emprestado e vendido ao Club Brugge, onde se encontra até hoje.

Perfil

Tal como já foi indicado, Noa Lang tem 22 anos e é um extremo destro que joga da esquerda para o meio. Nasceu nos Países Baixos e no capítulo internacional representa a seleção holandesa, mas tem também nacionalidade surinamesa, tal como os maiores jogadores da história do país neerlandês, entre eles Ruud Gullit, Seedorf, Davids, Rijkaard, Kluivert e mais recentemente Virgil van Dijk.

Noa é um extremo destro que ocupa a faixa esquerda do terreno, partindo dessa zona para o centro. Pode também fazer outras posições no ataque e é comum variar momentaneamente durante o jogo entre a esquerda, o centro e o meio.

No aspeto físico, Lang destaca-se pela velocidade, aceleração e agilidade. O jovem extremo é muito forte nestes três parâmetros e é também um jogador com um equilíbrio e coordenação também muito positivas. Obviamente que, considerando a sua estampa física, Noa tem mais dificuldades nos duelos físicos, sendo que é facilmente batido neste capítulo.

No entanto, um dos principais fatores a ter em conta é o aspeto psicológico, que neste caso requer especial atenção. No Ajax, Lang bateu-se de frente com o treinador, Erik Tem Hag, algo que acompanhado pela má atitude foi o suficiente para ser dispensado. No entanto, ao serviço do Club Brugge, Noa tem conseguido encontrar uma maior harmonia quer com a restante equipa quer com o treinador Phillipe Clement. Ainda assim, é um jogador com bastante confiança, muita bravura e com uma compostura positiva, mas tem de rever o controlo emocional e a compostura.

Momento Defensivo

Noa Lang tem algumas dificuldades neste aspeto, mas é um fator que tem vindo a ser trabalhado pelo seu treinador. Já mostra algumas melhorias, mas ainda é pouco ativo neste aspeto, algo que é patente nos dois gráficos seguintes:

É um parâmetro a ter em conta, é cada vez mais importante no futebol de elite, mas que não é motivo suficiente para descartar o jogador. É algo capaz de ser treinado e caso o jogador seja inserido num contexto favorável pode mudar o seu comportamento a nível defensivo.

Momento Ofensivo

Noa Lang é um jogador dotado de uma capacidade técnica fantástica. Possui um controlo de bola excelente, uma receção também muito forte, bem como o drible. Este último ponto é uma das principais características de Lang. Aliado a isto, é um jogador que emprega sempre muita verticalidade e velocidade no jogo, seja através do passe ou do drible, algo que o torna bastante perigoso sempre que toca na bola.

No aspeto da criação, Noa é também muito forte. É bastante criativo, imprevisível, tem uma excelente capacidade passe, e mostra também uma boa tomada de decisão e temporização. Lang é muito forte neste capítulo, sendo este um dos parâmetros onde mais se destaca.

Neste parâmetro a evolução é grande, Noa Lang apresenta números cada vez melhores, que o destacam dos restantes jogadores. No espaço de ano e meio, o número de oportunidades criadas por jogo duplicou, sendo que neste momento os números são realmente bastante positivos. Os dados do gráfico seguinte são referentes à temporada anterior do principal escalão belga e evidenciam bem o que foi dito.

No aspeto da finalização, o jovem extremo possui um bom remate, forte e bem colocado, a curtas e médias-longas distâncias. Para além disso, aliado ao seu perfil de “rebelde”, Noa tem bastante confiança e é muito destemido, tal como já abordado, algo importante no aspeto da tomada de decisão.

Na temporada passada teve um rendimento muito bom e apresentou números bastante positivos, sendo a evolução em relação à temporada 19-20 muito grande. Esta época também começou bem, ainda que não tenha atingido os números do ano anterior, em termos de golos e assistências por jogo. Os gráficos seguintes são apenas referentes a jogos dos principais escalões (Eredivisie e Jupiler Pro League), taças e competições europeias e ilustram, mais uma vez, a evolução de Lang em mais um parâmetro.

Em termos coletivos, Noa mostra alguma competência na ocupação dos espaços, procura receber a bola em zonas abertas para depois fazer a diagonal com bola. É também um jogador perigoso em transição e que combina bem com os colegas de equipa.

Conclusão

Noa Lang foi a principal revelação do campeonato belga na temporada anterior e esta temporada tem mostrado um rendimento ainda maior. O jovem neerlandês já revelou na sua ainda curta carreira alguns problemas no nível comportamental, algo que deve ser tido em consideração e que será determinante na sua evolução.

Neste momento encontra-se num período estável e tem sido associado a transferências para alguns dos principais clubes europeus, como o Arsenal e o AC Milan, tal como foi referido no início.

Por fim, Noa Lang é um extremo com muita qualidade e com um perfil bastante interessante. Tem uma margem de evolução ainda grande e tem todas as capacidades para ser um dos bons extremos da sua geração.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.