Menu Close

Octavian Popescu – O regen de CR7?

Octavian George Popescu tem 19 anos, é titular indiscutível no FCSB e internacional pela seleção romena. Após fazer a sua formação em clubes como o Regal ou o CSU Craiova, chega ao atual campeão em título em 2020/21 para agarrar desde logo o lugar no onze inicial. Na primeira época faz 4 golos e 8 assistências em 34 jogos, enquanto que no decorrer desta temporada (que ainda não terminou) em 37 jogos, conta com 9 golos e quatro assistências. Afinal, o que faz do menino nascido na pequena cidade de Nucet, o grande talento dos últimos anos pós-Adrian Mutu?

MOMENTO DEFENSIVO

O FCSB defende num bloco médio, sendo que as linhas não são muito compactas. Defende à zona, descaído, claro está, para o lado esquerdo. Tem como missão, maioritariamente, condicionar linhas de passe entre a linha média e o extremo direito, sem grande comprometimento ou agressividade.

É pouco influente neste momento do jogo, tanto em organização como em transição e terá que melhorar necessariamente neste aspecto para poder vingar num campeonato de topo a nível europeu. Isto deve-se também ao facto de a sua equipa dominar grande parte dos seus jogos nas competições internas.

MOMENTO OFENSIVO

Faz as três posições do ataque, mas é a extremo esquerdo que se destaca, num 4-3-3 clássico. Dá mais primazia a pedir bola no pé para poder construir/inventar jogadas, do que propriamente a explorar a profundidade. É um extremo que tem uma qualidade técnica invejável e que ultrapassa os seus adversários em drible com grande facilidade.

O seu heatmap regista maior fluxo de movimentos no flanco esquerdo e no centro do terreno, na zona entre linhas. Joga com a bola sempre colada ao seu pé direito e, por ser ágil e ter capacidade de drible curto, é muito difícil tirar-lhe a bola. Capacidade de finalização dentro e fora de área é também ela assinalável, fruto do seu forte pontapé.

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Galatasaray e Besiktas são dois clubes que já se deslocaram a Bucareste para recolher mais informações sobre o jovem romeno, enquanto que Benfica e Everton também já foram associados. O presidente do FCSB garante que o jogador vale 100 milhões de euros e que o mínimo pelo qual o deixa sair são 50 milhões.

No entanto, em sentido contrário estará o empresário de Popescu, que garante que 20 milhões de euros poderão ser suficientes para para levar este talentoso jogador. Será este um valor que os principais clubes estarão dispostos a pagar por um jogador que ainda atua no campeonato romeno? Tem contrato até junho de 2024 e as próximas semanas serão decisivas.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts