Menu Close

Otávio: O motor ofensivo do FC Porto

Nascido e formado no Brasil, Otávio chegou a Portugal em 2014 pelas mãos do FC Porto. Na altura tinha 19 anos e era a imagem do comum jogador brasileiro, irreverente e de drible forte. Otávio começou por jogar pelo Porto B, tendo sido emprestado em janeiro ao Vitória de Guimarães, decorria a época 14/15. O empréstimo continuou no ano seguinte e assim o jogador brasileiro encontrou pela 1º vez Sérgio Conceição, recém-chegado do Braga. Este período foi muito positivo e importante no desenvolvimento de Otávio como jogador.

A boa temporada realizada ao serviço do Vitória valeu-lhe um regresso ao Porto, na altura treinado por Nuno Espírito Santo. Nessa época a utilização e regularidade não foi muita mas a chegada de Sérgio Conceição em 17/18 foi decisiva. Ainda que na 1º temporada não tenha jogado muito, o jogador brasileiro continuou a sua metamorfose e processo de transformação para o jogador que é hoje. Nas temporadas mis recentes tem sido cada vez mais preponderante e tem tido muitos mais minutos, culminando num rendimento cada vez maior, tendo também ocorrido aos poucos um ligeiro recuo no terreno.

Análise de Desempenho

Tal como abordado, é clara a evolução de Otávio para um jogador cada vez mais completo. Chegou a Portugal como um jogador criativo e desequilibrador mas nos últimos anos desenvolveu-se num jogador muito forte no processo defensivo, apresentando também claras melhorias ofensivas, sendo um dos principais motores da sua equipa. A tabela seguinte retrata o período em Otávio em Portugal desde a época 2015-2016, época em que teve mais regularidade, até à presente temporada, sendo possível observar a significativa evolução do jogador. Nota para a coluna do aumento/decréscimo, que compara os dados da época 15/16 à época 20/21.

Para além disso e ainda que jogue a partir da ala, o jogador brasileiro ocupa posições cada vez mais interiores e também mais recuadas, influenciando o jogo numa área muito maior, tal como é comprovado pelos seguintes heatmaps. A temporada onde jogou mais “colado” à ala foi sobre Nuno Espírito Santo. Em todas as restantes, Otávio era treinador por Sérgio Conceição, que sempre o viu como um jogador de terrenos interiores. Nota também para a sua polivalência, sendo capaz de jogar quer na esquerda quer na direita.

Momento Defensivo

Chegado à Europa cedo, o conhecimento tático e o momento sem bola eram as partes menos desenvolvidas do jogo de Otávio. No entanto, o médio dos Dragões ganhou experiência e desenvolveu-se num jogador muito competente defensivamente.

Forte em pressão alta e nos duelos, Otávio é um jogador muito lutador e irrequieto, sendo capaz de anular muito bem o seu adversário direto. Para além disso, tem um bom posicionamento e leitura defensiva, apresentado bastante concentração e intensidade.

Momento Ofensivo

No início da sua carreira, Otávio fazia-se valer pela sua capacidade de drible, irreverência e velocidade. Ainda assim, o jogador evolui e tornou-se um criador mais consistente, que se faz valer pela sua inteligência e visão de jogo, aliando a isso uma muito boa capacidade técnica. O jogador do Porto é um dos principais criadores e motores da sua equipa e, para além da sua importância no último terço, é um jogador muito preponderante em fase de construção mais recuada, tendo uma boa perceção dos ritmos de jogo e capacidade de definir os timings de passe. Ainda que tenha perdido alguma velocidade, tem um bom drible e controlo de bola, sendo também bastante capaz em espaços curtos e em progressão.

Um dos domínios onde a evolução de Otávio é maior diz respeito ao aspeto tático. O atleta do FC Porto é atualmente um jogador bastante completo e versátil, sendo capaz de jogar do lado esquerdo ou do lado direito do ataque, e também no meio, quer em zonas mais avançadas, quer em zonas recuadas.

Segue-se assim um vídeo com alguns momentos da temporada 15-16, e da temporada mais recente, 20-21.

Conclusão

Chegado a Portugal com apenas 19 anos, obviamente que, passado 7 anos, se iria notar uma enorme evolução. Ainda assim, Otávio evoluiu para um jogador muito completo e capaz em todos os momentos do jogo. Neste momento, aos 26 anos, é um dos principais motores ofensivos da equipa do FC Porto, renovou recentemente até 2025 e promete continuar a ser uma das figuras dos Dragões e do campeonato Português.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.