Menu Close

Philipp Zinckernagel: elegância é o nome do meio

O dinamarquês Philipp Zinckernagel é, aos 26 anos, um dos nomes mais falados quando o tema de conversa é futebol nórdico. Génio do ataque demolidor do Bodo/Glimt, que levou a equipa à vitória na Eliteserien, o extremo foi anunciado como reforço do Watford (e já se estreou, inclusive). Um salto qualitativo enorme mas que assenta bem àquilo que Zinckernagel foi capaz de produzir nos relvados noruegueses. Vamos então traçar um perfil do jogador.

MOMENTO DEFENSIVO

Este é um momento de jogo em que Zinckernagel é frágil. O dinamarquês não foi feito para atuar em equipas que joguem com bloco baixo, mas sim para jogar em equipas que gostem de ter bola e que procurem dominar o jogo.

Sem a posse, Zinckernagel dá sinais de ser um jogador pouco agressivo nos duelos e sem grande compromisso defensivo. Não é o tipo de extremo no qual um treinador pode confiar para dar uma ajuda extra ao lateral nas tarefas defensivas.

MOMENTO OFENSIVO

É aqui que entra todo o futebol de Philipp Zinckernagel. Com toque de bola refinado e muita elegância, o dinamarquês pode atuar em ambos os flancos, mas foi pela direita que mais se destacou nos seus tempos no futebol norueguês.

Zinckernagel é evoluído tecnicamente, com boa capacidade de drible e com grande chegada à área. É muito forte a fugir para a zona central para finalizar, tem golo – fez 22 em 31 partidas pelo Bodo/Glimt na última época – e uma frieza típica dos jogadores nórdicos.

O atrevimento de Zinckernagel para o drible parece ser maior consoante aumenta também a pressão sobre ele. Sempre muito tranquilo e com lucidez, o extremo toma sempre a melhor opção. Na hora de finalizar, não tem um remate particularmente forte, mas muito colocado e que “foge” muitas vezes aos guarda-redes.

Desequilibra sobretudo através do drible, mas tem participação ativa no processo de construção de oportunidades de golo e contribui para muitos golos, seja a marcar ou a assistir. Tem boa visão de jogo, qualidade no passe e muita criatividade.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.