Menu Close

Renan: certeza de futuro com a camisa canarinha

Renan Victor da Silva é um defensor brasileiro nascido em 2002 que tem estado em evidência no Palmeiras de Abel Ferreira na atual época. Formado desde os 13 anos nos escalões de formação do Verdão, Renan teve seus primeiros minutos no profissional do clube em 2020, participando das conquistas da Copa do Brasil e Libertadores. Além disso, costuma integrar as seleções de base do Brasil, onde fez parte do grupo vitorioso da Copa do Mundo U-17 de 2019. Sendo um central canhoto de bom perfil para participar do jogo com bola, o camisa 3 palmeirense pode também ser deslocado para a lateral-esquerda para atuar naquele setor e manter a qualidade de seu futebol. 

Momento defensivo 

Renan apresenta-se como um jogador capaz de trazer muita segurança ao processo defensivo do jogo. Consegue interpretar de maneira correta os comportamentos desejados por Abel Ferreira em momentos de subir pressões e controlar a profundidade defensiva, com atenção aos balanços defensivos e capacidade de reajustar rapidamente o posicionamento corporal a depender da situação do jogo. Por contexto próprio palmeirense, não é um jogador que se costume sujeitar a perseguições muito longas ou a necessidade de defender em campo aberto, portanto talvez ainda exista alguma margem de evolução quanto a percepção de desmarques e a necessidade de acelerar em um curto espaço de tempo. 

Com 184cm, Renan apresenta uma excelente leitura de jogo quanto a defesa em bloco baixo. Consegue defender bem a área (mais de 60% de vitória em média por disputas de bola, duelos aéreos e pelo chão), proteger sua zona logo as costas do lateral e estreitar rapidamente o espaço entrelinhas para impedir passes interiores. Somando essa boa noção tática a sua capacidade física e técnica de desarme, acaba por resultar em um central que também dificilmente é batido em 1×1 ou que sofra com o jogo de costas dos avançados, forçando recuos ou recuperando a posse nesses embates. 

Momento ofensivo 

Nas ocasiões com bola, Renan consegue ser um bom diferencial com seu pé esquerdo firme e criterioso para encontrar companheiros adiantados. Com essa capacidade técnica, encontra soluções para as saídas de pressão, variação do centro de jogo e oferecimento de verticalidade a equipa através de passes desde trás.  

Com a sua qualidade técnica, consegue também carregar a bola por alguns metros e facilitar a progressão coletiva para depois entregar a algum jogador em melhores condições de desequilíbrio. Esconde bem a intenção de seus passes e consegue manipular atenções para sair jogando em direções que não indica, principalmente em zonas interiores. Estatisticamente ainda pode-se citar a eficácia de seus passes (86% por jogo), bolas longas (4 por jogo, uma média de 57% de acerto) e lançamentos (3 por jogo, uma média de 53% de acerto). 

Certeza de futuro com a camisa canarinha

Para a sua idade, Renan mostra-se um jogador maduro e completo técnica e taticamente. Hoje é avaliado em 8 milhões de euros e, sendo uma afirmação no elenco palmeirense, não deve demorar para que a equipa paulista comece a receber sondagens e propostas europeias pelo defensor. Com seu desenvolvimento poderá daqui a alguns anos já estar a aparecer em listas da seleção brasileira principal, afinal qualidade e empenho por parte do atleta não faltam em sua curta, mas ótima, carreira até então. 



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.