Menu Close

Riascos – o furacão insular

Jose Brayan Riascos Valencia, avançado colombiano de 25 anos, peça importante na equipa do Nacional que recentemente subiu à primeira liga portuguesa, está agora na terceira época com as cores dos insulares e tem vindo até aqui a ser um dos destaques da primeira liga (2 golos e 1 assistência, em 3 jogos realizados). Em Portugal teve passagens pelo CD Trofense, FC Famalicão, UD Oliveirense (onde fez um total de 41 jogos oficiais, 14 golos e 3 assistências). Na época passada em 24 jogos oficiais, concretizou 10 golos (um dos melhores marcadores da segunda liga) e 4 assistências.

Com 1,83 metros, apresenta uma robustez física difícil de contrariar. É um avançado forte nos duelos, explosivo e muito rápido no ataque ao espaço.
Para além de ser homem-golo, Riascos tanto joga ao centro, como sobre os corredores, sendo que é também imprevisível e de finalização espontânea. Jogando ao centro, serve de referência ofensiva, permite à equipa segurar o jogo e subir linhas em fase de construção. Se jogar como ponta-de-lança, também é forte de cabeça e poderá ser uma mais valia na grande área. A jogar nas alas, ataca bem os espaços em profundidade ou largura, conseguindo criar desequilíbrios e situações para finalizar. Não sendo um extremo de raiz, com a bola no pé é capaz de galgar metros e ultrapassar adversários com grande facilidade. Jogando sobre a esquerda, procura progredir de fora para dentro e depois rematar. Se jogar no corredor direito, procura a linha de fundo para depois realizar cruzamentos.

Riascos é uma força da natureza a ter em consideração pelos adversários do Nacional, tendo em conta a sua versatilidade e capacidade para oferecer diferentes soluções no ataque. Com o contrato a expirar no final da presente época desportiva, não deverá ser fácil a sua renovação neste momento devido às boas prestações que tem tido ultimamente. Na possibilidade de contratarem este jogador a custo zero é, sem dúvida, uma boa opção para a frente de ataque da maioria das equipas da primeira liga.