Rildo – Uma flecha nos Açores
Formado no São Paulo e Grêmio, duas boas escolas brasileiras, o extremo Rildo chegou ao Santa Clara depois de ter disputado vários jogos no Campeonato Gaúcho pelo Grêmio e na Série B pelo Bahia por empréstimo ainda em 2022. O facto de vir de uma época a decorrer, ainda que sem grande sobrecarga, parece ter beneficiado Rildo que começou a época do Santa Clara em destaque com 2 golos nas 2 jornadas inaugurais.
O contrato de 5 épocas assinado com o jovem nascido em 2000, mostra bem a confiança que os açorianos depositam no jogador. O objectivo de ambas as partes passará por seguir as pisadas de Lincoln, outro jovem extremo brasileiro que trouxe muito sucesso desportivo e financeiro e que, coincidentemente, também chegou a Ponta Delgada vindo do Grêmio.
Momento defensivo
A sua velocidade, compromisso defensivo, agressividade positiva e capacidade de disputar os duelos físicos dão a Rildo argumentos para cumprir as suas tarefas de extremo com competência.
Momento ofensivo
Apesar de jogar tanto como extremo direito ou como extremo esquerdo, algo que acontecia no Brasil e já se está a repetir em Portugal, o jovem destro mostra-se mais acutilante a jogar pela esquerda onde com a sua velocidade, objectividade, capacidade de drible e facilidade em rematar mesmo de longe aparece como uma autêntica flecha em direcção às balizas adversárias. O golaço que marcou ao Boavista é evidência dessas qualidades.
Por outro lado, mostra ainda dificuldades na tomada de decisão, que por vezes é precipitada, e na consistência das execuções técnicas de recepções, passes e remates, principalmente de pé esquerdo, que faz com que perca alguns lances ofensivos que poderiam ser perigosos.
Por estas qualidades e aspectos a melhorar, mostra-se neste momento mais talhado para jogar numa equipa que procure mais transições ofensivas do que numa equipa que esteja constantemente em ataque organizado, o que acabará por encaixar no tipo de jogo do Santa Clara.
Além disso, apesar de ainda não o ter revelado em Portugal, no Brasil mostrou valências na execução de bolas paradas, quer livres directos, quer cantos.
Os próximos clips ilustram as mais-valias do 37 do Santa Clara:
Conclusão
Aos 22 anos, Rildo já evidencia características que poderão causar muito impacto na sua estadia em Portugal. Além disso, os vários minutos que deverá somar esta época deverão ajudá-lo potenciar essas qualidades e melhorar as suas debilidades. Melhorando o timing e qualidade das suas decisões no último terço e aumentando a sua consistência das execuções técnicas, tornar-se-á um jogador mais eficaz, mais imprevisível e mais completo, o que levará este açor a outros voos.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.