Menu Close

Roma x Feyenoord:
Organização defensiva na base do pleno de Mourinho

Mourinho tornou-se o primeiro treinador a vencer as três provas da UEFA. Com a vitória da Roma sobre o Feyenoord por 1-0, o português aumentou para cinco o número de títulos europeus no palmarés. Zaniolo foi o herói na equipa romana ao apontar o golo decisivo numa partida nem sempre bem jogada.

De facto, na primeira parte o 3x5x2 italiano e o 4x3x3 neerlandês fizeram pouco mais que se anular mutuamente. Com a primeira Conference League da história em disputa, os dois antagonistas preocuparam-se mais em fechar os caminhos da baliza, que procurar desequilibrar no outro lado do campo.

Só através de uma individualidade, quer fosse num erro ou num lance genial, se podia desbloquear o marcador, e assim foi. O passe de Mancini é bom, mas o destaque vai mesmo para Trauner pela negativa. Com situação de bola descoberta, o central austríaco não colocou os apoios para retirar profundidade, e com os pés paralelos teve grande dificuldade em mover-se ao encontro da bola, que caprichosamente procurou Zaniolo nas suas costas. Ainda a desviou, mas não o suficientemente para impedir a receção do italiano, e consequente finalização.

Na segunda parte o 1-0 confortava a equipa de Mourinho e obrigava Arne Slot a carregar em busca do empate. Assim foi, e nos primeiros 15 minutos da segunda parte assistiu-se ao domínio acentuado de uma das equipas, com Patrício – com a ajuda do poste- a irem adiando o que parecia o golo inevitável do Feyenoord.

O treinador português percebeu que algo tinha de mudar e retirou de campo Zaniolo colocando Veretout. Pellegrini passou a pressionar como avançado e o francês equilibrou o meio-campo romano até final, comportando-se a equipa da capital italiana num 5x4x1 losangulo até final, fazendo desaparecer o espaço entrelinhas que tantos problemas tinha criado no início da segunda parte.

Resultado de 1-0 para a Roma, primeiro troféu europeu da história do clube, quinto na carreira de Mourinho, e hat-trick de provas da UEFA para o Special One.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts