Menu Close

Scouting – Gianluca Prestianni

O futebol argentino encanta o mundo do desporto pela paixão que há em torno do jogo, pelas grandes e históricas rivalidades, e pelos seus futebolistas de uma magia e classe intemporais, desde Diego Maradona a Lionel Messi. Inevitavelmente, quando aparece nas camadas de formação um jovem prodígio extremo ou médio ofensivo, surgem as comparações aos “D10s” do futebol argentino.

Gianluca Prestianni é um desses casos. O jovem extremo formado no Vélez desde cedo ganhou destaque e resultado do seu perfil e também das suas características físicas, surgiram algumas comparações a Leo Messi, ainda que a “Pulga” seja difícil, ou mesmo impossível, de replicar. Vamos então conhecer Prestianni, o jovem de 17 anos que vai ganhando cada vez mais destaque no futebol argentino.

Perfil do Jogador

Gianluca Prestianni é produto da academia do Vélez Sarsfield, uma das mais prestigiadas do país, e que tem apostado de forma recorrente em jogadores bastante jovens na equipa principal, como é o seu caso, e um dos principais destaques das seleções jovens da Argentina.

O jovem extremo estreou-se pela equipa principal do Vélez em 2022, na Copa Libertadores, tinha então 16 anos e 3 meses, seguindo-se mais 5 jogos no campeonato (pouco mais de 100 minutos). Esta temporada, leva já mais tempo de jogo, com 31 jogos, que totalizam cerca de 1700 minutos, nos quais registou três golos. Por fim, está avaliado em 5M€ pelo Transfermarkt e tem contrato até ao final do ano, pelo que é um alvo bastante apetecível perante a sua situação contratual.

Antes de avançarmos, fica aqui uma abordagem ao seu perfil físico e psicológico:

Físico: Prestianni é um jogador de estatura baixa (1,66m) e bastante franzino fisicamente. É muito ágil e forte nas mudanças de velocidade (baixo centro de gravidade), no entanto, tem uma passada curta e algumas dificuldades a médias-longas distâncias. Para além disso, tem uma reduzida capacidade de choque e sérias dificuldades em impor-se nos duelos. O aspeto físico é, neste momento, bastante limitador e tem que ser bastante trabalhado para dar o salto para a Europa.

Psicológico: Prestianni destaca-se pela visão de jogo evoluída. Tem espaço para melhorar na decisão, ainda que, tendo em conta a sua idade, esteja num nível bastante razoável. Apresenta também uma compostura bastante positiva, boa confiança e atitude competitiva, apesar da sua fragilidade física, mostrando agressividade e bravura nos duelos, irreverência e não tem medo de assumir o jogo no momento ofensivo.

Momento Defensivo

Prestianni é um extremo pouco evoluído no momento defensivo, algo natural perante a sua idade e o contexto. Apresenta um sentido de antecipação e uma leitura defensiva razoáveis, no entanto, é muito frágil fisicamente e tem sérias dificuldades no choque. Ao nível da pressão, mostra falta de disponibilidade física para fazer uma pressão alta e intensa, mas é forte na reação à perda, do ponto de vista comportamental, e comprometido defensivamente.

Momento Ofensivo

Prestianni é um extremo destro, que pode jogar a toda a largura na frente de ataque (extremo esquerdo/direito ou médio ofensivo), que se destaca pela habilidade no drible, é muito criativo, irreverente e ágil, mostrando uma forte capacidade para ultrapassar os adversários no 1v1, algo que é comprovado pelos seus índices estatísticos esta temporada – 10.6 dribles p/90m com 66% de eficácia, indicadores bastante positivos. Apresenta também uma boa visão de jogo e capacidade de desequilíbrio através do passe, mostrando uma boa aptidão para o último passe e passes de rutura da última linha adversária, que procura com frequência. No entanto, mostra-se ainda muito inconsistente tecnicamente e tem também espaço para melhorar ao nível da decisão, apressando muitas vezes a definição, ainda que se encontre a um nível positivo para a sua idade, e tem dificuldades nos duelos, perante a sua fragilidade física, que acaba por limitar consideravelmente o seu rendimento.

Dribles de Gianluca Prestianni

Para além disso, apresenta um posicionamento ofensivo positivo, inteligência na procura do espaço livre entre-linhas, apesar de nem sempre estar ativo sem bola e de não ter muita versatilidade de movimentos, faltando-lhe uma maior chegada à área, sendo ele extremo ou médio ofensivo. Ao nível da finalização, é ainda muito inconstante e apesar da boa capacidade de colocação, mostra alguma dificuldade em gerar potência na bola, e tem que melhorar também consideravelmente no 1v1, acertar os timings de remate e também a execução.

Ações de definição de Gianluca Prestianni

Notas Finais

Gianluca Prestianni é um jogador com um enorme talento, uma enorme habilidade no drible e uma visão de jogo evoluída, mas que claramente ainda tem muito que evoluir antes de dar o salto para a Europa para um clube de dimensão média ou média-grande (mesmo como rotação ou solução de plantel) no panorama europeu, que são os clubes no seu encalce e que têm capacidade financeira para o contratar, com destaque para a fragilidade física, que limitam bastante o seu rendimento neste momento.

Por fim, Prestianni tem muito talento e um potencial enorme, apresentando uma margem de crescimento tremenda e tem ainda bastante tempo para crescer (tem apenas 17 anos, já feitos este ano), sobrando apenas dúvidas relativas sobretudo à sua capacidade física, precisando de ganhar mais robustez e capacidade de choque.

Os recentes ataques da claque ao centro de treinos do Vélez, perante os maus resultados da equipa, levaram a pedidos de transferência de vários jogadores, um dos quais Prestianni. A imprensa internacional garante que o Benfica já terá garantido a contratação do jovem argentino, que, ainda assim, só pode chegar a Portugal quando completar os 18 anos.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts