Menu Close

Soualiho Meïté, de Turim para a Luz

Depois de encerrada a contratação de João Mário, o Benfica continua na sua minuciosa procura para encontrar a peça que falta ao meio-campo de Jorge Jesus. Ao longo desta semana, marcada por indefinições e divergências no que diz respeito ao processo contratual de Al-Musrati, surge a notícia do interesse em Soualiho Meité por parte do clube da luz. O jogador Francês que representou o AC Milan na segunda metade da época transata por empréstimo do Torino está agora no mercado e pode ver o seu futuro passar pelos encarnados.

Meité começou a carreira futebolística no Auxerre (2011 a 2013), tendo também representado o Lille (2013 a 2017), Zulte Waregem (2015 a 2017, por empréstimo), Mónaco (2017/2018), Bordéus (2017/2018, por empréstimo dos monegáscos) e Torino (desde 2018), que na época passada o cedeu ao Milan. O médio chegou a representar o seu país nos escalões de formação de sub-16, sub-17 e sub-20.

Sistemas táticos

Quer com Walter Mazzarri (3-5-2), quer com Giampaolo (3-4-1-2), Meité está rotinado para sistemas de três centrais e tem um papel fundamental nas dinâmicas da equipa. No sistema mais utilizado pelo Torino (3-5-2), com três homens no meio campo (Meité + Rincon + Linetty), as suas principais funções tinham por base a recuperação e o transporte de bola nunca esquecendo as combinações com o ala (Singo) que eram primordiais para criar superioridade numérica no corredor lateral, daí a sua posição neste sistema ser mais lateralizada e aberta possível. Já com Stefano Pioli (4-2-3-1), Meité e Franck Kessié figuravam o duplo-pivot, agora com menos tarefas defensivas e mais critério de passe.

Perfil

Uma das propriedades de Meité nos momentos sem bola é a sua capacidade de antecipação, percebe como poucos a relação que existe entre espaço/tempo calculando o timing certo para retirar a bola ao adversário. Também possui uma leitura de jogo acima da média, o que faz com que seja forte nos momentos de transição defensiva, interceptando possíveis passes que possam criar perigo para a sua equipa.

Em momentos de organização defensiva faz um acompanhamento próximo à sua referência de marcação reduzindo distâncias para que, quando o oponente receba e a pressão seja ativada, este não possa ter tempo de executar ou tomar qualquer decisão.

Caracteriza-se por ser um jogador forte nos duelos, tanto aéros como pelo chão e sendo um jogador forte fisicamente utiliza bastante o seu corpo para ganhar vantagem sobre o seu adversário.

Em situações de ataque posicional tem facilidade em encontrar colegas dentro dos blocos defensivos mais fechados através do passe e também consegue facilmente ganhar as costas do seu adversário para a receber, torna-se forte tanto na distribuição como na receção, é um jogador que se relaciona bem com os companheiros de equipa nos momentos de jogo associativo e que também pode lançar jogadores na profundidade assim que o jogo determine.

O seu maior apanágio é a capacidade que tem para transportar a bola e galgar metros no terreno, resistência e velocidade são duas armas no seu jogo.

Quando os encaixes estão feitos e não existe recurso ao passe, no 1×1 o francês possui excelentes recortes técnicos e consegue tirar adversários do caminho com facilidade.

 Destaco também a boa meia-distância no momento do remate, torna-se a sua principal arma no último terço e também destaco a capacidade de cabeceamento e posicionamento que Meité oferece nas bolas paradas.  

Conclusão

Através da comunicação social são inúmeras as notícias sobre o desejo de Jorge Jesus encontrar um jogador capaz de desempenhar as funções de um 6 mas tendo em conta as características de Meité, que apesar da sua polivalência, lhe permite desempenhar esse papel de forma competente, é um jogador que oferece mais ofensivamente do que defensivamente, tornando-se assim um 8 de raiz no espectro futebolístico.

Ações Meité 2021


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.