Menu Close

Tomás Ribeiro – o menino do Restelo

Tomás Ribeiro, jovem português, oriundo da formação do Belenenses, é defesa central esquerdino, de 21 anos, foi promovido da equipa dos sub-23 à equipa principal na época passada.

Momento Defensivo

É um defesa relativamente alto (1,85 m), forte nos duelos, com uma boa leitura de jogo e posicionamento. Garante ao coletivo segurança nas ações de cobertura defensiva e decisão sobre o timing de desarme e momento de intervenção sobre a bola. Capaz de ler bem o jogo, consegue antecipar os próximos movimentos ao adversário, tomando normalmente boas decisões. Tem uma boa reação à perda da bola, embora depois necessite de melhorar a sua tomada de decisão para a transição ofensiva.

Momento Ofensivo

Gosta de ter a bola e atacar, assume a construção de jogo, destacando-se pela capacidade de sair a jogar e visão de jogo. Tanto procura a linha de passe interior, como também é capaz de explorar a profundidade através de passe longo. Pelas suas valências na saída de jogo e qualidade no passe, é um defesa que oferece diferentes alternativas à equipa no momento de construção.

É um jovem defesa com potencial, que não se esconde do jogo, ainda necessita de amadurecer naquele setor. Apresenta características interessantes para uma equipa que constrói desde trás, nomeadamente a nível de visão de jogo e passe, que podem ser uma mais valia na saída de jogo de qualquer equipa. Com contrato até junho de 2021, é a curto prazo uma boa aquisição para o futuro.