Menu Close

Victor Osimhen: Il Gioiello del Napoli

Após realizar uma época vistosa ao serviço do Lille, faturando 18 golos em 38 jogos oficiais, Victor James Osimhen, avançado nigeriano de 21 anos transferiu-se para os Partenopeus consumando assim a transferência mais cara da história do Nápoles (70 milhões, podendo chegar aos 80 mediante objetivos por parte do clube e do jogador), ultrapassando os valores do tão blasfemado Gonzalo Higuaín. É agora a figura de proa neste novo esboço de Gennaro Gattuso.

Perfil

Victor caracteriza-se por ser um avançado ágil, rápido e forte, que também alia o equilíbrio corporal à coordenação de movimentos. A sua estatura física (1,86m) permite-lhe misturar força e equilíbrio na capacidade de proteger a bola e na condução da mesma. Apesar da sua elevada estatura, protagoniza mudanças rápidas de direção com e sem bola.

O avançado nigeriano também é excecionalmente bom no jogo aéreo, dispondo de uma excelente capacidade de salto e alcance da bola, fazendo com que seja bastante sólido no ar e útil nos duelos aéreos quando é utilizado como homem-alvo.

Devido à sua capacidade de explosão e aceleração, explora muito o espaço nas costas das defesas contrárias na altura em que é solicitado através de passes em profundidade. Tem um controlo de bola decente, mostra aptidão para receber a bola com o peito e com os pés, mas não tem qualidades técnicas aprimoradas no que toca ao 1×1. Na verdade, tenta evitar esse tipo de situações quando recebe a bola em espaços reduzidos, passando assim para um colega melhor posicionado.

No que diz respeito à finalização é muito completo. Devido à sua técnica e potência de remate, pode atirar à baliza com qualquer um dos pés e é bastante calmo em situações de 1×1 com o guarda-redes, mostrando frieza na hora de finalizar.

Quando a sua equipa se encontra a defender, ele ocupa as zonas dos meios-espaços para ficar cara-a-cara com o defesa central, aproveitando a subida dos laterais adversários. No momento em que a bola é ganha, tende a explorar o espaço que existe nos flancos e é muito inteligente nesse tipo de movimentos.

Um dos aspetos que Osimhen tem de melhorar no seu jogo é a capacidade de passe, tanto na força como na direção. Necessita de ser mais ponderado na distribuição para ser um bom elemento de ligação de jogo.

Conclusão

Victor encontra-se neste momento a realizar a primeira época ao serviço do Nápoles e são elevadas as esperanças por parte do treinador e da direção, que investiu uma verba avultada na sua contratação. Segundo fontes de alguns jornais Italianos, Gattuso abdicou de parte do seu salário para que Osimhen pudesse fazer parte do seu elenco. Não se sabe se a proposta foi aceite ou não, mas o que é certo é que no jogo em que marcou o seu primeiro golo contra a Atalanta, correu para abraçar o treinador mostrando sinal de gratidão.