Wagner Pina – ‘Locomotiva’ Estorilista
Ao longo das ultimas épocas, os Sub-23 dos Canarinhos tem sido uma das principais fontes de jovens jogadores para a equipa principal e rentabilidade financeira para o clube. Nomes como Matheus Nunes (Manchester City) Tiago Santos (Lille), André Franco (F.C. Porto), Toti (Wolverhampton), João Marques (S.C. Braga), entre outros, são alguns dos jogadores que surgiram na formação Estorilista. Wagner Pina é outro jogador que surgiu na equipa principal, proveniente dos Sub-23.
Dados Pessoais
Nome: Wagner Fabrício Cardoso Pina
Idade: 22 anos
Data de nascimento: 03/11/2002
País de nascimento: Portugal
Clube: Estoril
Posição principal: Lateral-Direito
Pé Preferencial: Direito
Altura: 180cm
Perfil
Joga preferencialmente à direita da defesa, mas também pode e já jogou no lado esquerdo. Perfil atlético, facilidade em fazer o corredor todo, forte nos duelos, com grande capacidade de aceleração e em momentos de transição.
Data
Relatório
De facto não é surpreendente os números defensivos que o Wagner Pina está a apresentar esta época. Primeiro por questões coletivas, o Estoril é das equipas que menos % de posse de bola na Liga Portuguesa (ver aqui), portanto vai haver maior volume de ações defensivas, e também, porque é um jogador com argumentos defensivos. É um lateral forte fisicamente, capacidades atléticas, forte no 1×1 defensivo, no ataque à bola, consegue ser rápido a defender a sua zona. Possui capacidades de aceleração, dando garantias para defender bolas na profundidade e cobrir espaços abertos. Embora, ainda, mostre algumas más abordagens na pressão ao portador da bola, resultando que algumas vezes seja driblado e fique para trás.
Em situações de cruzamento, é um jogador que apesar de grande parte das vezes estar bem posicionado e com os apoios colocados corretamente, os duelos aéreos é onde mostra algum desconforto, até porque, apesar de não ter uma estatura baixa, a impulsão não é o seu ponto forte, para assim conseguir competir pela disputa da bola contra jogadores mais altos, ou com boa capacidade de impulsão.
Ofensivamente é um jogador com muita facilidade para chegar ao ultimo terço, boa capacidade para se envolver no ataque. É um lateral que tendencialmente procura mais o campo aberto (largura) e não progressões por dentro, tem como recurso o cruzamento largo para definir e é raro a tentativa de partir para o 1×1 ofensivo para tentar desequilibrar. Não é um lateral muito habilidoso em espaços curtos, é através da capacidade atlética que tenta imperar-se contra o seu oponente. Utiliza também as combinações exteriores (tabelinhas) para progredir no terreno.
Anotação final
É um perfil interessante. Lateral rápido, forte, facilidade em envolver-se no ataque, algumas debilidades a trabalhar, mas com 22 anos, ainda tem margem de progressão para evoluir!
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.