Xeka – O médio que faltava?
Com várias fontes a confirmarem a vinda de Roger Schmidt para o Benfica, já se começa a falar da revolução do Benfica, tanto ao nível das entradas como das saídas. Uma das posições do campo que sempre se disse estar débil, principalmente ao nível da agressividade defensiva, era o meio campo. Neste sentido, Xeka é um nome que se tem falado para o Benfica.
Está em fim de contrato com o Lille e desde cedo se previa uma grande carreira: passou pela formação do Paços de Ferreira, Gondomar e Valência, passando depois em sénior pelo Sporting de Braga e pelo Sporting da Covilhã. Chegou a Lille há 6 anos e nas últimas 3 épocas tem vindo a estabilizar-se como uma opção regular da equipa gaulesa, sagrando-se campeão francês na época passada.
Na época passada com Galtier (e mesmo esta época com Jocelyn Gourvenec), Xeka atuou muitas vezes num 4 – 2 – 3 – 1, sistema predileto de Roger Schmidt, demonstrando ser um jogador com um grande raio de ação, que se caracteriza por ser muito forte nos duelos defensivos e na capacidade que tem para pressionar e desarmar os mesmos. A sua estatura permite-lhe também que ganhe muitos duelos aéreos. As estatísticas apresentadas no radar apresentado acima, confirmam esta análise qualitativa: está um percentil elevado nas ações indicadas.
Em processo ofensivo, é um jogador que se sente confortável a jogar de costas, no apoio aos centrais, tendo uma leitura de jogo acima da média, com capacidade de rodar sobre o adversário para progredir.
Quando tem bola, procura fazer passes longos para variar o centro de jogo, encontrar colegas em profundidade, bem como passes e rutura dentro do bloco adversário. Não é um jogador de sair em drible para progredir, essa função está incumbida a Renato Sanches, mas sim em passe, procura ganhar metros combinando e progredindo no terreno para receber mais à frente.
Analisando os médios que o Benfica tem atualmente, é um médio com características diferentes dos atuais, trazendo à equipa encarnada maior equilíbrio defensivo e mais agressividade no momento em que é necessário defender.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.