Menu Close

Liga 3 – As Revelações da Temporada – 2021/2022

A estreia da Liga 3 foi um dos acontecimentos mais importantes da época 2021/2022. Esta competição demonstrou que a divisão do “antigo” formato do Campeonato de Portugal em duas competições, era algo que fazia todo o sentido dado o desnivelamento entre clubes.

Neste sentido, a Federação Portuguesa de Futebol com uma boa comunicação, exigiu aos clubes participantes condições semelhantes aos clubes profissionais, garantindo também a transmissão dos jogos, o que levou à potencialização da competição. Assim, os clubes têm mais uma competição, muito competitiva, onde podem potenciar, observar e recrutar jogadores.

Deste modo, apontámos 6 jogadores (3 da Série A e 3 da Série B) que se tornaram revelações ao longo da época e para tal procuramos não repetir jogadores da mesma equipa e excluímos jogadores de equipas B.

Série A

Balanta – 25 anos – Médio-Centro – Canelas 2010

O médio colombiano que nas duas últimas temporadas representou o Canelas 2010 e que também já havia vestido a camisola da AD Oliveirense (2019/2020), foi um dos médios em maior destaque na Liga 3, apresentado-se a um nível diferenciado, tendo um papel determinante na sua regular caminhada da sua equipa. Antes de se mudar para Portugal, representou o Tauro FC da Colômbia, Jaguares de Córdoba e ainda o Cúcuta Deportivo, sempre através do empréstimo do clube onde fez toda a sua formação, o Deportivo Cali.

Jogador com pé direito dominante, apresentou sempre grande rendimento a atuar num duplo pivôt no meio campo ou até mesmo como médio ofensivo atrás do PL. No âmbito técnico é muito evoluído e diferenciado, possuindo um bom controlo e condução de bola, o que lhe permite progredir rapidamente no terreno, ultrapassando diversos adversários; Detém grande critério e versatilidade no passe, alternando entre o passe curto, médio e longo, sempre com grande eficácia; Tem capacidade para sair de espaços reduzidos e demonstra esclarecimento na chegada ao último terço, nomeadamente nas decisões finais.

João Paredes – 26 anos – Ponta-de-lança – UD Oliveirense

Foi um dos pontas-de-lança em maior destaque na Liga 3, com um papel preponderante na equipa da UD Oliveirense que conseguiu a Promoção à Liga 2. As suas excelentes exibições e os seus 13 golos na competição levou a que vários clubes despertassem o seu interesse, acabando por assinar pelo Feirense, da Liga 2. Com passagens por clubes como Vizela, Chaves, Mafra, Trofense e Leiria, João terá outra oportunidade para impor e demonstrar toda a sua qualidade numa divisão superior que, mantendo a sua regularidade e bons registos poderá almejar um “salto” para outros patamares num futuro próximo.

Um ponta-de-lança com uma forte capacidade física, destacando-se a sua potência e capacidade de acelerar, ultrapassando vários adversários com bola através de uma condução de bola rápida e agressiva. Também possui uma grande agressividade nos duelos aéreos, o qual foi sempre uma das referências aéreas da equipa em ações de bola parada e cruzamentos, obtendo alguns golos neste tipo de situações. Um jogador muito capaz de criar situações de ataque ao espaço (costas da linha defensiva), em transição ofensiva ou em organização ofensiva, conseguindo obter muitas ações de finalização contra todos os adversários encontrados. Dentro da área é um jogador letal, com uma frieza e eficácia tremendas, capaz de resolver situações em espaços reduzidos. Tem muita facilidade em finalizar com ambos os pés e através de cabeceamento. Defensivamente, podemos destacar a sua agressividade e assertividade no momento de pressionar os adversários, o que possibilitou que a sua equipa recuperasse muitas bolas no meio-campo do adversário.

Léo Teixeira – 22 anos – Extremo – AD Fafe

Após 3 temporadas ao serviço do Condeixa, Léo Teixeira representou a AD Fafe esta época na Liga 3. Apesar de um campeonato pouco consistente, a equipa conseguiu assegurar a manutenção numa fase de manutenção muito equilibrada. Léo foi sempre um dos destaques da sua equipa e da série A, pelos desequilíbrios ofensivos no corredor esquerdo mas também pelos seus números, 5 golos e 8 assistências.

Com pé direito dominante, é no corredor esquerdo que Léo apresenta mais rendimento, destacando-se os seus movimentos de fora para dentro. Grande capacidade de desequilíbrio em situações de 1×1, sendo muito agressivo no momento de encarar os adversários (procura, quase sempre, este tipo de ações sempre que ganha ou recebe bola); Muito veloz e com rápidas mudanças de velocidade, impondo muita vertigem ofensiva no seu corredor lateral; Grande capacidade para conduzir bola até zonas de finalização; Boa definição no último terço, ao servir os seus colegas ou arriscando a finalização; Capacidade de potenciar momentos de transição ofensiva em ações de perigo – principal referência da equipa neste momento de jogo.

Série B

Lucas Silva – 25 anos – Defesa Esquerdo – Amora FC

O Amora falhou a fase de apuramento para a fase de subida na última jornada e na fase de manutenção foi o primeiro classificado da série 5. Foram vários os jogadores que se destacaram nesta equipa e um deles, Martim Maia, já está num clube de Primeira Liga, mas nós vamos destacar Lucas Silva.

Lucas Silva chegou a Portugal para jogar no Académico de Viseu na 2ª Liga e passou também pela Liga Revelação no Estoril. Tem 1,82cm, é um lateral que atua por vezes como um terceiro H na construção juntando-se aos centrais. Sempre muito seguro na circulação de bola, com capacidade para ofensivamente, por fora, criar situações de superioridade e procurar o cruzamento. Defensivamente, é um jogador agressivo no pressing, com boa capacidade de marcação e antecipação.

Midana Sambú – 24 anos – Extremo – SCU Torreense

O primeiro campeão da Liga 3, trouxe à luz da ribalta Miadana Sambú, um jogador que andava há vários anos a ser um destaque do Campeonato de Portugal, mas por uma razão ou por outra não conseguia dar o passo seguinte. No Torreense esta temporada, esteve lesionado durante 4 meses o que o afastou dos relvados, no entanto, na fase mais importante da época apareceu em grande plano.

Midana é destro, mas na equipa de Nuno Manta Santos, atuava pelo lado esquerdo, com o objetivo de procurar movimentos interiores. É um jogador de drible, muito rápido, muito forte no 1×1 e que utiliza muito bem o pé esquerdo para o auxiliar a ultrapassar adversário. Defensivamente, é um jogador muito solidário com a equipa e é importante principalmente no pressing ao portador da bola, utilizando-se da sua velocidade para ganhar vantagem sobre o adversário.

Gustavo Klismahn – 24 anos – Médio Centro – Alverca

O investimento em jogadores brasileiros pelo Alverca é bastante notório e têm apresentado muita qualidade. Um desses nomes, foi o campeão na Liga Revelação pelo Estoril, Gustavo Klismahn.

Klismahn é um médio box-to-box e que pode desempenhar várias funções no meio-campo. Pode ser um dos equilibradores da equipa, com boa capacidade de leitura dos lances, bom timing de pressing, forte no desarme e antecipação. Alia a isso, uma boa leitura de jogo com bola, boa capacidade de passe longo e curto, bem como boa chegada à área, tendo feito 5 golos esta temporada.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts