Menu Close

Lincoln – Dos Açores para o Porto em voo direto

Nos últimos dias têm surgido vários rumores que colocam Lincoln na órbita do FC Porto e que indicam que a estrela do Santa Clara pode mesmo rumar à cidade Invicta, com um ou mais jogadores a fazerem o caminho inverso.

Lincoln é um médio ofensivo brasileiro que chegou a Portugal em 2019, e desde então se assumiu como uma das principais figuras do clube açoriano. Esta temporada somou 12 contribuições para golo no campeonato (5G+7A) e o destaque foi ainda maior.

Por enquanto só existem rumores, mas vamos conhecer melhor Lincoln e perceber como se pode enquadrar na equipa de Sérgio Conceição.

Como joga Lincoln?

Citando um artigo que publicamos no início de 2022, onde abordamos a evolução de Lincoln e avaliamos o seu perfil:

“Lincoln é um médio ofensivo, o típico “10”, que prima pelo passe. Joga predominantemente na zona central, mas descai muito para a ala esquerda, procurando criar perigo desde aí. É um jogador com uma boa capacidade técnica, apresenta um 1º toque interessante (ainda que pouco constante) mas o principal destaque vai para o passe. Revela um passe de rutura e último passe bastante desenvolvidos.

No entanto, tem claras limitações a conduzir a bola por vários metros, imprime pouca velocidade ao jogo e tem um curto raio de ação no processo ofensivo. É forte a resistir à pressão, mas não é algo muito comum de acontecer, associado à sua reduzida intensidade e disponibilidade para movimentos físicos mais intensos. No momento sem bola ainda tem muito que melhorar: oferece poucos movimentos de rutura e não se destaca por receber dentro do bloco adversário. Procura receber nas alas ou em zonas mais recuadas para ver o jogo de frente.”.

E por fim… “A sua falta de intensidade e pouca disponibilidade de acelerar o jogo espelha-se no momento defensivo. É pouco ativo na pressão e na recuperação de bola, tem um posicionamento pouco desenvolvido e uma leitura defensiva também pouca trabalhada.”.

Conclusão: Lincoln é um jogador com muita qualidade, mas existem algumas dúvidas sobre o seu encaixe no Porto. É um jogador que tem algumas características que não batem certo com o que gosta Sérgio Conceição, e enquanto que no Santa Clara é a estrela da equipa e o foco de todos os ataques da equipa açoriana, no Porto isso não seria igual, o que, tendo em conta o seu perfil, poderia vir a ser prejudicial para o jogador.

Onde pode encaixar Lincoln?

O Porto joga num sistema híbrido e muito maleável. Parte como um 4-4-2, com Evanilson e Taremi na frente, com Pêpê ou Galeno no lado esquerdo, e com Otávio como “joker” da equipa, que tem liberdade para pisar o campo em toda a sua largura.

Assim, a única posição onde Lincoln pode entrar é a posição preenchida por Otávio, e pode também jogar no lugar de Fábio Vieira, quando este joga atrás do avançado e coincide até com Otávio. O médio brasileiro pisa terrenos semelhantes no Santa Clara, é forte no passe, na visão de jogo e tem golo. No entanto, não é, de longe, tão forte no momento defensivo como Otávio, nem tem o nível do médio do Porto, algo já expectável, mas seria um jogador interessante para ser alternativa ao camisola 25 dos Dragões.

Antes de avançar, este radar mostra-nos de forma explícita as diferenças entre Lincoln e Otávio no momento defensivo, e também ao nível da criação, sendo o médio do Porto superior neste aspeto. Por fim, Lincoln mostra melhores números ao nível dos remates e golos, algo que em parte é resultado do contexto onde está inserido, mas no geral tem um radar muito menos amplo, como seria de esperar.

Apesar de apontado Lincoln como alternativa a Otávio, a verdade é que podia também ser alternativa a Fábio Vieira. O jovem formado no FC Porto ganhou algum destaque esta temporada e teve um rendimento muito elevado sempre que jogou e prevê-se que venha a ter ainda mais protagonismo esta temporada. Pode jogar no papel de Otávio, ou atrás do avançado, onde mostrou um grande rendimento.

Fábio é um jogador muito evoluído tecnicamente, assiste os seus colegas com muita qualidade e tem também uma excelente relação com o golo. É um jogador com várias características semelhantes a Lincoln, é muito mais parecido ao médio brasileiro do que Otávio o é, e também tem de melhorar no momento sem bola, quer a atacar quer a defender.

Por fim, como seria de esperar, os números defensivos dos dois jogadores são semelhantes, mas Lincoln continua a ser inferior no aspeto do passe e neste caso, Fábio é também superior na relação com o golo.

Conclusão

Lincoln chegou a Portugal em 2019 e desde logo se assumiu como um dos protagonistas da equipa do Santa Clara, que pelo meio fez excelentes campanhas no campeonato. Lincoln é um médio ofensivo com qualidade técnica, tem um excelente passe e que gosta de ter liberdade para deslizar no último terço. No entanto, é um jogador que aporta pouco ritmo para o jogo e pouco agressivo na reação à perda, algo que contrasta com o perfil da equipa do FC Porto.

Na eventualidade de reforçar os Dragões, Lincoln iria ter pela frente Otávio, que é a extensão de Sérgio Conceição dentro de campo e é um jogador com lugar garantido no onze. Fábio Vieira, é um jogador “da casa”, mostrou muita evolução este ano e tem um grande potencial. Deste modo, Lincoln parte claramente atrás destes dois jogadores na luta por um lugar no onze, mas qualidade nunca é demais e, a avaliação desta eventual contratação do FC Porto, iria depender sempre do valor pago pelo jogador.

Por fim, Lincoln é um jogador muito interessante, mas com um perfil algo contrastante com o plantel dos Dragões. É um jogador que está certamente no radar dos três clubes grandes, mas fica a dúvida se seria a opção mais acertada do FC Porto, que deve priorizar a substituição de Chancel Mbemba (e eventualmente de Marcano) e quiçá a contratação de um outro lateral esquerdo.

Golos e Assistências na temporada 21-22


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts